Ração na Porta Edição 1 - Page 12

Homeopatia

NA MEDICINA VETERINÁRIA

A ciência da homeopatia - hoje reconhecida pelos seus inúmeros benefícios para os animais de estimação, de produção e silvestres - já está fazendo parte da grade curricular de algumas faculdades, e cursos de pós-graduação, oferecendo assim maior área de atuação do médico veterinário, promovendo maior qualidade de vida para todos.

A terapêutica homeopática aplicada na medicina veterinária vem trazendo ao longo dos anos maior expectativa de vida aos animais, curando doenças tidas como “incuráveis” e evitando algumas vezes a eutanásia. Tem-se obtido também ótimos resultados em melhoria de comportamento para animais agressivos, arredios, estressados, e em animais de produção tem-se ótimos resultados relacionados à produção de leite, carne, ovos e mel.

A técnica terapêutica criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann (1755-1843), não trata os sintomas isoladamente, mas sim o doente como um todo, equilibrando sua energia vital e recuperando o equilíbrio de suas funções vitais.

A palavra homeopatia tem origem grega, indicando a lei de semelhança:

SIMILIA SIMILIBUS CURENTUR = SEMELHANTE CURA SEMELHANTE

HOMEOPATIA:

Homos = semelhante

pathos = doença

A terapêutica homeopática é muitas vezes aliada à fitoterapia e à acupuntura, tidas como terapias complementares. Isso vêm facilitando em muito a vida dos animais e também de seus proprietários, já que promove a cura de forma natural, permanente e menos dispendiosa, sem efeitos colaterais e em menor tempo de tratamento, essas técnicas podem ser aliadas também à fisioterapia veterinária e a mais nova técnica com terapia de células tronco, já utilizada no brasil com muito sucesso em medicina veterinária.

Leila Souza

Médica Veterinária

Crmv-11628-RJ

Pós-graduanda em Homeopatia

"A terapêutica homeopática aplicada na medicina veterinária vem trazendo ao longo dos anos maior expectativa de vida aos animais, curando doenças tidas como “incuráveis” e evitando algumas vezes a eutanásia."

12 Ração na Porta/Setembro, 2015

Leila Souza

Médica Veterinária

Crmv-11628 RJ

Pós-graduanda em Homeopatia